IDENTIDADE EM LINGUÍSTICA APLICADA: EM DIREÇÃO A UMA SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL

Autores

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Identidades, Sistematização conceitual

Resumo

A identidade é atualmente um tema linguístico e social bastante profícuo e abrange grandes discussões em Linguística Aplicada (REIS et al., 2011). Pesquisas desenvolvidas sob diferentes orientações teórico-metodológicas enxergam o conceito e suas caracterizações de maneira diversificada. Por se tratar de um fenômeno instalado no circuito da cultura, a gama de definições e exemplos produzidos por variadas frentes de estudo acaba por gerar sua robusta configuração. Esse alargamento parece relevante para acenar uma possível sistematização com vistas à análise científica do construto no universo das relações sociais mediadas por linguagem. Sob tais perspectivas, este artigo busca sistematizar percursos teórico-metodológicos do conceito difundidos em estudos de Linguística Aplicada. Serve-se, para tanto, da condição interdisciplinar do campo de investigação científica, a fim de traçar algumas características da/s identidade/s e, em seguida, discutir abordagens utilizadas em pesquisas da área de Linguística Aplicada, incluindo propostas de taxonomia para análises futuras.

Biografia do Autor

  • Helvio Frank Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    é professor efetivo e diretor da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Itapuranga e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu: Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Câmpus CSEH - Anápolis) e em Língua, Literatura e Interculturalidade (Câmpus Cora Coralina - Goiás) da instituição. Possui doutorado em Linguística pela UFG, com estágio pós-doutoral no PPGLA da UnB (2014). Líder do grupo de pesquisa "DIVERSO – Discursos de Diversidade, Diferença, Valorização e Resistência Sociais" (UEG/CNPq). 
  • Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília
    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutora pelo Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos da Universidade Federal de Santa Catarina, e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2021-04-12