O SUJEITO EM MOVIMENTO: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO, LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

Palavras-chave:

Identificação, Sujeito, Línguas

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso pecheuxtiana, este trabalho busca teorizar sobre os movimentos subjetivos, no que se refere ao processo de identificação do sujeito, no entremeio das línguas materna e estrangeira. Portanto, trata-se de tomar o sujeito constituído por um duplo processo simultâneo de identificação, sendo um de ordem ideológica e outro pelo viés da inscrição do sujeito em uma língua. Nesta perspectiva, este texto focaliza o segundo processo e mostra como o encontro do sujeito com outros modos de dizer faz com que haja movimentos nas redes de significação. Para tanto, a análise de uma expressão idiomática é realizada com o objetivo de mostrar que a historicidade das línguas materna e estrangeira não é idêntica, o que pode provocar uma reconfiguração subjetiva, quando do processo de inscrição do sujeito em outra materialidade linguística.

Biografia do Autor

  • Giovani Forgiarini Aiub, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

    Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz.

  • Cristina Zanella Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pelotas e Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Downloads

Publicado

2019-03-26