O enlaçamento enunciativo de um ritual carnavalizado: cenografia e ethos discursivo em samba-enredo de escola carnavalesca do meio-oeste catarinense

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas
  • Débora Facin

Palavras-chave:

Cenografia, Ethos discursivo, Carnavalização, Sambas-enredo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia e o ethos discursivo da linguagem carnavalizada inscrita no gênero samba-enredo intitulado “Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal”, mediante as concepções de Bakhtin, sobre carnavalização, e de Maingueneau, em relação à cenografia e ao ethos discursivo. Um estudo dessa natureza se justifica pelo fato de que a carnavalização bakhtiniana pode ser analisada em textos de qualquer época e, sobretudo a partir da proposta teórico-metodológica de Maingueneau (1984/2008a), é viável investigar todo discurso atentando para os planos que o constituem. Os planos constitutivos são entendidos como alguns sinais que, posteriormente, permitem referenciar a cenografia e o ethos de um discurso como categorias que se depreendem da semântica global. Os resultados encontrados evidenciam que o samba-enredo distingue-se como gênero pela sua natureza ambivalente, a qual se configura pela inscrição da dêixis enunciativa em um espaço e tempo carnavalescos.

Biografia do Autor

  • Ernani Cesar de Freitas
    Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.
  • Débora Facin
    Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Professora na mesma Universidade.

Downloads

Edição

Seção

Artigos