Operações intertextuais na categoria título no jornal carioca Meia Hora

Autores

  • Vanda Cardozo de Menezes
  • Wagner Alexandre dos Santos Costa

Palavras-chave:

Jornalismo popular, Intertextualidade, Construção de sentidos

Resumo

Com o intuito de demonstrar que nos jornais populares a notícia também pode ser perpassada por uma opinião, porém a partir de estratégias não convencionais, neste artigo analisaremos a construção do título “Papa pede pra sair”, de notícia publicada no jornal popular carioca Meia Hora, em 12/02/2013. Nossa preocupação se concentra na reflexão de como o estabelecimento de uma relação intertextual, já no título, pode acrescentar sentidos e orientar argumentativamente o texto. Uma de nossas conclusões é que o título seria o espaço reservado pelo jornal para sugerir alguma opinião, em vez de desenvolvê-la de forma longa no decorrer do texto, o que poderia infringir o contrato de comunicação entre jornal e leitor desse segmento. Como aparato teórico, vamos nos pautar na noção de “contrato de comunicação”, desenvolvida na Análise do discurso (CHARAUDEAU, 1996; 2001); na caracterização dos “valores-notícia” (AMARAL, 2006); e no processo de “intertextualidade” (BEAUGRANDE; DRESSLER (1981); BAKHTIN (2003); KOCH (2003), entre outros.

Biografia do Autor

  • Vanda Cardozo de Menezes
    Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada III no Departamento de Letras da UFF.
  • Wagner Alexandre dos Santos Costa
    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminente (UFF). Professor Assistente A1 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Edição

Seção

Artigos