AUTORIA E ESTILO EM DIÁRIOS DE LEITURAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Autoria, Discurso, Estilo

Resumo

Este artigo aborda a autoria em diários de leituras produzidos por estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) em uma experiência didática para a disciplina Língua Portuguesa. Investiga-se especificamente um diário cujos textos apresentaram resultados de tendências estilísticas menos dependentes de prescrições comuns para textos escolares. A orientação teórica é de perspectiva discursiva. Em Orlandi (2006), observa-se o entendimento sobre o discurso pedagógico; em Furlanetto (2008, 2011, 2014, 2015), Orlandi (2007, 2008) e Possenti (2009, 2013) observam-se as concepções sobre autoria e memória; em Possenti (2008, 2009, 2013), em articulação com Bakhtin (2010, 2013), examinam-se as questões referentes ao estilo. A experiência com o diário parece favorecer enunciados geralmente à margem da ordem do discurso pedagógico instituído e do ensino convencional de língua.

Biografia do Autor

  • Vinicius Valença Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

    Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Aracaju.

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Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Dossiê Maria Marta Furlanetto