A EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE CONTOS E RECONTOS

POSSIBILIDADES DISCURSIVAS (DES)ENVOLVENTES

Autores

  • Dra. Célia Regina Fialho Bortolozo Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Dra. Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0002-6001-1292

Palavras-chave:

Linguagem, Literatura, Trabalho pedagógico, Conto, Educação Infantil

Resumo

Este artigo, ancorado na Teoria Histórico-Cultural, visa explorar práticas pedagógicas na Educação Infantil para revelar desafios e potencialidades do trabalho com literatura para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O material empírico de uma turma de pré-escola pública do interior paulista foi produzido em planejamento colaborativo entre professora e pesquisadora, com atividades relacionadas à alfabetização. O artigo recorta para análise interações discursivas que se deram em torno do trabalho com um conto clássico da literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho. Contrastando duas atividades, mostra a importância da recorrência de trabalho com um mesmo conto para que as crianças memorizem trechos, diálogos, partes que mais lhes interessam, dentre outras possibilidades; isso lhes dará suporte para a criação imaginativa. Alerta-se para dificuldades ainda enfrentadas em esclarecer aos pais e famílias a importância de trabalhos com a literatura, superando argumentos prioritariamente relacionados ao ensinamento de valores e desenvolvimento moral das crianças.

Biografia do Autor

  • Dra. Célia Regina Fialho Bortolozo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coordenadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas e Professora de Educação Básica do Governo do Estado de São Paulo. 

  • Dra. Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

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Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos