LEITURA E PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Autores

Palavras-chave:

Multimodalidade, Infográfico, Textos Multimodais

Resumo

O artigo trata da leitura e da produção de textos multimodais na sala de aula da educação básica, focalizando o infográfico como gênero discursivo multimodal, por excelência, e considerando sua abordagem em sala de aula de ensino de português, a partir da sociossemiótica apresentada por Kress (2003) e Van Leeuwen (2004). A discussão se dá a partir de pesquisa com 112 professores e professoras que responderam a um questionário online com perguntas fechadas e abertas por meio de um formulário Google, no ano letivo de 2018. Com base nessas respostas, conclui-se que o trabalho com gêneros multimodais na escola é ainda incipiente, em especial por falta de formação continuada para docentes ou infraestrutura tecnológica nas escolas, conforme apontado por participantes.

Biografia do Autor

  • Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica, Belo Horizonte

    Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG

    Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG

  • Carla Viana Coscarelli, UFMG

    Doutora em estudos linguísticos pela UFMG.

    Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2022-06-23