Prácticas antirracistas en la formación docente: rupturas epistemológicas y producción de sunjectividades en discursos académicos discentes

Autores/as

Palabras clave:

Rupturas epistemológicas, Produção de subjetividade, Formação de professores, Educação antirracista, Linguística Aplicada.

Resumen

Considerando la relevancia social de la producción de conocimientos en investigación y formación docente en búsqueda de una sociedad antirracista, planteamos, en este artículo, un análisis discursivo de textos académicos elaborados por discentes del curso de Posgrado lato sensu en Relaciones Étnico-Raciales y Educación, con el objetivo de observar modos de producción de subjetividades que indexicalizan rupturas epistemológicas en los enunciados por medio del uso de marcas lingüísticas de persona. En ese sentido, problematizamos la construcción de la demanda de la Lingüística Aplicada y, desde el Análisis del Discurso de base enunciativa y estudios de las relaciones étnico-raciales, analizamos enunciados de introducciones de monografías. Los análisis nos remiten a procesos de producción de subjetividades por medio de los cuales el sujeto investigador establece una relación de implicación con la construcción de su investigación, mediada por su lectura de mundo, experiencias, relaciones sociales y profesionales, contribuyendo a la construcción de nuevas epistemologías que pueden intervenir micropolíticamente en la descolonización del espacio académico.

Biografía del autor/a

  • Fabio Sampaio de Almeida, Cefet/RJ

    Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel e licenciado em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) campus Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino (PPFEN) da mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, corporalidade e construção de identidades, relações étnico-raciais, linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade. 

  • Alice Moraes Rego de Souza, Cefet/RJ

    Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010).Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET-RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Também atuou como docente no Curso de Espanhol / LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nas áreas de análise do discurso, formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

     
  • Maria Cristina Giorgi, Cefet/RJ
    Concluiu o DOUTORADO em Estudos da linguagem (Letras) pela Universidade Federal Fluminense em 2012 e MESTRADO em Linguística (Letras) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005. É graduada em Letras (Habilitação Português Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde atua como professora do Ensino Médio e Técnico e dos programas stricto sensu em Relações Etnicorraciais e lato sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente.

Publicado

2022-11-09