Contribuições dos conceitos de efeito ilocucionário e perlocucionário para a análise da interação em sala de aula

Autores/as

  • Guadalupe Alvarez

Palabras clave:

Efeito ilocucionário, Efeito perlocucionário, Interação, Sala de aula, Metodologia

Resumen

Ainda que a teoria tradicional dos atos de fala (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975) tenha contribuído para o reconhecimento da dimensão acional da linguagem, nem todos os aspectos a partir dos quais a linguagem e as ações se conectam têm sido explorados (Sbisa, 2002). Neste sentido, os efeitos ilocucionário e perlocucionário têm sido desenvolvidos somente de modo acessório. O objetivo deste artigo é revisar esses conceitos a fim de aplicá-los à análise da interação em sala de aula (classroom discourse). Com esta aplicação realizada sob uma perspectiva pragmática (Mey, 1993; Verschueren, 1995, 1999), pretende-se contribuir para o campo de pesquisa da interação em sala de aula, um campo que tem sofrido uma paralisação como resultado de limitações nos critérios de pesquisa e da ausência de uma metodologia de análise que evidencie qualidades discursivas de tipo semântico-funcional (Constantino, 1998, 1999). Esta análise toma por base uma interação comunicativa realizada no terceiro ciclo da Educação Geral Básica (na Argentina), selecionada a partir de uma amostragem mais ampla (30 aulas).

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Sección

Ensaios