“VEIO O RESULTADO DO EXAME”: A COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIAGNÓSTICAS (E COMO INVESTIGAÇÕES LINGUÍSTICO-INTERACIONAIS PODEM INFORMAR AS PRÁTICAS PROFISSIONAIS)

Authors

  • Ana Cristina Ostermann
  • Minéia Frezza

Keywords:

Aconselhamento genético. Comunicação de notícias. Sequência didática. Agentividade.

Abstract

Este artigo descreve, a partir da Análise da Conversa de base etnometodológica, a comunicação de notícias diagnósticas em 54 consultas de aconselhamento genético gravadas em áudio em um setor hospitalar materno-infantil do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado em gestações de médio e alto risco. As interações foram transcritas em sua íntegra e as 18 interações em que há a comunicação de notícias diagnósticas foram analisadas quanto às ações interacionais que compõem essa tarefa. A análise de dados revela que a sequência de comunicação de notícias (SCN) assume características de uma espécie de sequência didática que colabora para a construção de entendimento de cada situação e para a coconstrução da própria notícia, tarefa que é compartilhada entre médico e paciente. Na comunicação de más notícias, em particular, observa-se um processo de agentivização do exame e de despessoalização da doença. O estudo descreve diferentes práticas linguístico-interacionais utilizadas para lidar com o sofrimento de pacientes e que podem subsidiar a formação de profissionais de saúde em áreas em que a comunicação de diagnósticos é uma constante.

Author Biographies

  • Ana Cristina Ostermann
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Minéia Frezza
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Published

2017-05-08

Issue

Section

Research Articles