“PARA DOAR SANGUE, VOCÊ PRECISA CONHECER A PESSOA?” ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM CAMPANHAS BRASILEIRAS DE DOAÇÃO DE SANGUE: UMA ANÁLISE MULTIMODAL

Authors

  • Luzia Schalkoski Dias
  • Angela Mari Gusso

Keywords:

Multimodalidade. Estratégia de polidez. Publicidade. Doação de sangue.

Abstract

Neste estudo, busca-se evidenciar o potencial analítico que a inter-relação entre a Teoria da Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e a abordagem semiótica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) pode oferecer para a análise de estratégias de polidez usadas em peças publicitárias de comunicação pública. Realiza-se uma análise qualitativa de duas peças publicitárias de campanhas de doação de sangue promovidas pelo Ministério da Saúde brasileiro. Os gêneros textuais analisados, um pôster e um folder, caracterizam-se pela multimodalidade semiótica; assim, recursos verbais e não verbais são articulados para a produção dos significados sociais pretendidos. A análise evidenciou que, assim como as estratégias de polidez positiva são usadas pelos anunciantes para buscar uma aproximação com o público-alvo, a linguagem visual também é manipulada segundo determinados padrões, de forma a capturar a atenção dos interlocutores e seduzi-los. O corpus sugere que as estruturas visuais reforçam as estratégias verbais utilizadas para intensificar a atmosfera de proximidade entre os envolvidos na situação de interação.

Author Biographies

  • Luzia Schalkoski Dias
    Associate Professor of Portuguese and Linguistics at the Pontifical Catholic University of Paraná, PUCPR, Brazil. PhD in Linguistics, Pragmatics, at Federal University of Paraná, UFPR, Brazil. Member of Language and Culture Research Group (UFPR/CNPq).
  • Angela Mari Gusso
    Associate Professor of Portuguese and Linguistics at the Pontifical Catholic University of Paraná, PUCPR, Brazil. PhD in Linguistics at Federal University of Paraná, UFPR, Brazil.

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Published

2016-12-08

Issue

Section

Research Articles