Para além da hora do recreio: a representação da realidade em anúncios de bonecas de moda

Authors

  • Danielle Barbosa Lins de Almeida

Keywords:

Discurso, Anúncio publicitário, Gênero social, Brinquedo, Gramática sistêmico-funcional

Abstract

Este artigo analisa os significados expressos pelo discurso dos anúncios virtuais da boneca brasileira Susi, extraídos do site www.estrela.com.br. Apoiado na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1994), o artigo analisa as estruturas de transitividade e os grupos nominais, ao enfocar os temas que os anúncios da Susi contemplam, os papéis que eles refletem e o tipo de relacionamento que é estabelecido entre seus participantes. A análise das estruturas de transitividade dos anúncios da Susi aponta para a construção de um mundo textualmente caracterizado por atividades típicas de classe média-alta, que giram em torno de processos materiais e relacionais. As análises dos itens lexicais especificam a natureza destas atividades, ao abordarem temas como moda, beleza, dieta, esportes, lazer, estudos e carreira, alterando, assim, uma visão tradicional da figura feminina, exclusivamente centrada no contexto doméstico.

Published

2010-10-05

Issue

Section

Research Articles