Salas de recurso, linguagem e espaço: uma reflexão linguístico-discursiva

Authors

  • Carmem Caetano

Keywords:

Identidade, Espaço, Linguagem, Educação especial, Discurso

Abstract

Partindo da noção de espaço e linguagem como formulada por Gunn (2002), e tendo como alicerce teórico a Análise de Discurso Crítica, como proposta por Norman Fairclough (2003), o texto trata da investigação da (re)construção de identidades de professores alocados nas salas de recursos. Elementos da teoria faircloughiana são usados para abordar a categoria espaço nas práticas de linguagem com o propósito de investigar, especificamente, como as pessoas envolvidas em eventos sociais da educação especial representam esse espaço social e como questões de poder e ideologia são percebidos no (s) discurso (s) deste modelo de assistência educacional.

Author Biography

  • Carmem Caetano
    Professora Adjunto de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília – UnB. Doutora em Linguística.

Downloads

Issue

Section

Current Edition