O DOCUMENTÁRIO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Olimpíadas da Língua Portuguesa. Multiletramentos. Novos (multi)letramentos. Formação Docente. Gêneros textuais.

Resumo

Neste artigo, analisamos a abordagem do gênero documentário no Caderno do professor: orientações para produção do gênero documentário, das Olimpíadas da Língua Portuguesa, um concurso de produção textual vinculado ao programa Escrevendo o Futuro, coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.  O objetivo é verificar em que medida a proposta do Caderno, voltado à didatização do documentário, pode possibilitar o desenvolvimento de novos (multi)letramentos em caso positivo, quais as estratégias mobilizadas para que isso aconteça. Para tanto, buscamos aporte teórico nos estudos dos letramentos, com ênfase nas discussões teórico-metodológicas sobre multiletramentos e novos (multi)letramentos.  As análises mostram que o Caderno, mesmo não sendo sistematizado metodologicamente a partir de uma sequência didática, como os demais gêneros do concurso, dá suportes para que o professor possa, a partir da instrumentalização semiótica do documentário, desenvolver novos (multi)letramentos em seus alunos.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

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Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos