O DOCUMENTÁRIO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS

Autores

  • Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Dra. Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Palavras-chave:

Olimpíadas da Língua Portuguesa, Multiletramentos, Novos (multi)letramentos, Formação docente, Gêneros textuais

Resumo

Neste artigo, analisa-se a abordagem do gênero documentário no Caderno do professor: orientações para produção do gênero documentário, das Olimpíadas da Língua Portuguesa, um concurso de produção textual vinculado ao programa Escrevendo o Futuro, coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O objetivo é verificar em que medida a proposta do Caderno, voltado à didatização do documentário, pode possibilitar o desenvolvimento de novos (multi)letramentos e, em caso positivo, quais são as estratégias mobilizadas para que isso aconteça. Para tanto, busca-se aporte teórico nos estudos dos letramentos, com ênfase nas discussões teórico-metodológicas sobre multiletramentos e novos (multi)letramentos. A análise mostra que o Caderno, mesmo não sendo sistematizado metodologicamente a partir de uma sequência didática, como os demais gêneros do concurso, dá suporte para que o professor possa desenvolver novos (multi)letramentos em seus alunos a partir da instrumentalização semiótica do documentário.

Biografia do Autor

  • Dra. Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisadora do Grupo Diálogos Linguísticos e Ensino – DIALE (UENP, CNPq) e do Grupo Linguagem e Educação (UEL, CNPq). Membro do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). 

  • Dra. Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisadora do Grupo Diálogos Linguísticos e Ensino – DIALE (UENP, CNPq). Membro do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). 

  • Dra. Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisadora do Grupo Diálogos Linguísticos e Ensino – DIALE (UENP, CNPq) e do Grupo Interação e Escrita (UEM, CNPq).

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Publicado

2023-11-01

Edição

Seção

Artigos