O DOCUMENTÁRIO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS (MULTI)LETRAMENTOS
Palavras-chave:
Olimpíadas da Língua Portuguesa. Multiletramentos. Novos (multi)letramentos. Formação Docente. Gêneros textuais.Resumo
Neste artigo, analisamos a abordagem do gênero documentário no Caderno do professor: orientações para produção do gênero documentário, das Olimpíadas da Língua Portuguesa, um concurso de produção textual vinculado ao programa Escrevendo o Futuro, coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O objetivo é verificar em que medida a proposta do Caderno, voltado à didatização do documentário, pode possibilitar o desenvolvimento de novos (multi)letramentos em caso positivo, quais as estratégias mobilizadas para que isso aconteça. Para tanto, buscamos aporte teórico nos estudos dos letramentos, com ênfase nas discussões teórico-metodológicas sobre multiletramentos e novos (multi)letramentos. As análises mostram que o Caderno, mesmo não sendo sistematizado metodologicamente a partir de uma sequência didática, como os demais gêneros do concurso, dá suportes para que o professor possa, a partir da instrumentalização semiótica do documentário, desenvolver novos (multi)letramentos em seus alunos.