Anti-racists Practices of Teacher Education: Epistemilogical Breakup and Subjectivities Production in Student Academic Discourses

Authors

Keywords:

Rupturas epistemológicas, Produção de subjetividade, Formação de professores, Educação antirracista, Linguística Aplicada.

Abstract

In view of the social relevance of producing knowledge in research and teacher education to an anti-racist society, we propose in this article a discursive analysis of academic texts produced by students of a lato sensu Postgraduate course on Ethnic-Racial Relations and Education, (PGLS-RERED) aiming to observe production methods of subjectivities which indexicalize epistemological ruptures in utterances using language marks of person. In order to this, we problematize the demand construction of research in Applied Linguistics and, from the enunciative based Discourse Analysis and the ethnic-racial relations studies, we analyze utterances of the introductions of monographic works. The analysis point to production processes of subjectivities in which researcher subject establishes a implication relationship with the construction of their research, mediated by their interpretation of world, experiences, social and professional relations, contributing to the construction of new epistemologies that may reflect micropolitically in the decolonisation of academic spaces.

Author Biographies

  • Fabio Sampaio de Almeida, Cefet/RJ

    Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Letras, na área de concentração em Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel e licenciado em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua portuguesa e espanhola do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) campus Petrópolis e Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino (PPFEN) da mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, corporalidade e construção de identidades, relações étnico-raciais, linguagem e trabalho docente, gêneros do discurso e ensino, discursos midiáticos e produção de subjetividade. 

  • Alice Moraes Rego de Souza, Cefet/RJ

    Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019). Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2013). Licenciada em Letras (habilitação Português - Espanhol) pela UERJ (2010).Professora de língua espanhola e portuguesa no CEFET-RJ Petrópolis. Atuou como professora de língua espanhola das redes municipais de educação de Niterói e do Rio de Janeiro. Também atuou como docente no Curso de Espanhol / LE oferecido pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação da UERJ aos professores dessa universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol, atuando principalmente nas áreas de análise do discurso, formação de professor, linguística aplicada e ensino de língua estrangeira.

     
  • Maria Cristina Giorgi, Cefet/RJ
    Concluiu o DOUTORADO em Estudos da linguagem (Letras) pela Universidade Federal Fluminense em 2012 e MESTRADO em Linguística (Letras) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005. É graduada em Letras (Habilitação Português Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, onde atua como professora do Ensino Médio e Técnico e dos programas stricto sensu em Relações Etnicorraciais e lato sensu em Ensino de Filosofia com Ênfase na Prática Docente.

Published

2022-11-09

Issue

Section

Research Articles