O LUGAR DE FALA DO LEITOR NA REVISTA GLOBO RURAL (1985-2015)

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Recepção, Opinião, Leitor, Globo Rural

Resumo

O estudo analisa o lugar de fala do leitor na revista Globo Rural, tomando como referência as teorias da comunicação que enfocam o papel ativo da recepção na circularidade do processo comunicacional. O corpus compõe-se de 1170 unidades textuais publicadas na seção de opinião de 30 edições da revista, abrangendo o intervalo de tempo entre 1985 e 2015. Com abordagem qualitativa, investiga-se o lugar de fala que se demarca discursivamente na interação entre público e revista, buscando associá-lo às posições de decodificação, quando assumidas pelos leitores. Depreende-se que o gênero textual e o formato editorial estabelecem uma inter-relação com os consumidores midiáticos e, embora a mediação pelo diálogo com um sujeito rural vislumbrado se evidencie, não é exclusiva.

Biografia do Autor

Isadora Moreira Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Sheila Maria Doula, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do Observatório da Juventude Rural (UFV).

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos