Dos saberes para ensinar aos saberes didatizados: uma análise da concepção de sequência didática segundo o ISD e sua reconcepção na revista Nova Escola

Autores

  • Lucas Moreira dos Anjos-Santos
  • Priscila A. F. Lanferdini
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão

Palavras-chave:

Ensino de inglês, Sequência didática., ISD, Revista Nova Escola.

Resumo

Considerando a abrangência nacional de uma das maiores revistas especializadas em educação do Brasil e seu possível papel nas representações construídas por professores a partir dos conteúdos por ela veiculados, este artigo tem como objetivo analisar o conceito de sequência didática segundo o ISD e sua transposição didática pela revista Nova Escola. Para análise, partimos dos conceitos defendidos pela didática de línguas de Genebra da linha Interacionista Sociodiscursiva (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e sua (re)interpretação no quadro de didáticas de línguas estrangeiras no Brasil (CRISTOVÃO 2005, 2007, 2009; PETRECHE, 2008; BEATO-CANATO, 2009). Os resultados revelam divergências entre o conceito de SD defendido pelo ISD e as SDs publicadas pela Revista.

Biografia do Autor

  • Lucas Moreira dos Anjos-Santos
    UEL, Mestrando em Estudos da Linguagem. Bolsista CAPES/DS.
  • Priscila A. F. Lanferdini
    UEL, Mestranda em Estudos da Linguagem. Bolsista CAPES/DS.
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão
    UEL, Professora Associada, Pós-Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelaPUC-SP.

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Publicado

2011-10-25

Edição

Seção

Artigos