“Entra burro; sai ladrão” – o imaginário sobre a escola materializado nos genéricos

Autores

  • Fábio Elias Verdiani Tfouni
  • Leda Verdiani Tfouni

Palavras-chave:

Discurso, Imaginário, Escola, Estudante

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é analisar parte do imaginário social sobre a Escola no Brasil. Pretendemos, em particular, investigar uma fórmula genérica, “Entra burro; sai ladrão”, por ser em lugares discursivos como esse (onde se incluem também "slogans", provérbios e máximas) que se condensam formações discursivas específicas a respeito de como o sujeito coletivo representa a instituição escolar. Partimos do princípio de que o genérico funciona como um mandamento que faz o sujeito “gozar”, ao ocupar uma posição ideologicamente definida. Pretendemos, ainda, relacionar os resultados obtidos na análise com as representações que são construídas sobre a Escola. Do ponto de vista teórico, procuraremos descrever como a memória se atualiza, tanto no discurso oficial, quanto no imaginário popular, naturalizando sentidos. Um dos aspectos importantes de estudos desse tipo é que se trata de abordar os discursos e, portanto, o “conhecimento” dos próprios usuários do sistema escolar.

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Publicado

2010-10-05

Edição

Seção

Ensaio