A (des)ordem da imagem na comunicação política brasileira: possibilidades analíticas a partir da noção discursiva de relações intercenográficas

Autores

  • Roberto Leiser Baronas

Palavras-chave:

Discurso, Imagem, Cena da enunciação, Relações intercenográficas

Resumo

Neste ensaio, postula-se que a imagem enquanto “um operador da memória social no seio de nossa cultura”, como qualquer outro discurso, é engendrada tanto por uma ordem quanto por uma desordem discursiva e que essas (des)ordens discursivas ocorrem em cenas genéricas bastante marcadas institucionalmente. Assumindo, então, o postulado de que diferentes (des)ordens discursivas engendram não só o verbal, mas também a imagem, a questão específica neste artigo é como podemos apreender discursivamente essa (des)ordem da imagem na comunicação política digital. Que ferramentas conceituais poderíamos mobilizar para entender a (des)ordem da imagem na comunicação política? O texto ancora-se teórico-metodologicamente nas proposições de Dominique Maingueneau (2006 e 2013b), à luz da tríade conceitual cena englobante, cena genérica e cenografia, fazendo esta última noção ranger, enquanto relação discursiva intercenográfica, e mobiliza um pequeno conjunto de imagens, mais especificamente fotografias, que circularam na mídia digital e nas redes socais brasileiras entre os anos de 2011 e 2015, enquanto comunicação política, sobre o ator político Dilma Rousseff.

Biografia do Autor

  • Roberto Leiser Baronas
    Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela FCL/UNESP – Câmpus de Araraquara; professor associado no Departamento de Letras da UFSCar e pesquisador do CNPq, nível 02.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos de pesquisa