Discurso da sala de aula de língua estrangeira: dialogicidade inter-regulada

Autores

  • Jader Martins Rodrigues Junior Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Fortaleza, CE
  • Izabel Magalhães Universidade Federal do Ceará Departamento de Letras Vernáculas Fortaleza, CE Universidade de Brasília, Brasília, DF

Palavras-chave:

Discurso, Dialogismo, Sala de aula, Língua estrangeira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso em uma sala de aula de nível iniciante em escola de língua estrangeira. Para tanto, apresentamos uma breve revisão do conceito de discurso (FOUCAULT, 1996, 2008; FAIRCLOUGH, 2003, 2010; MAINGUENEAU, 2008), também abordando os conceitos do dialogismo bakhtiniano (2011) e da interincompreensão regulada de Maingueneau (2008). Nessa esteira adotamos, em nossa metodologia de análise, a teoria social do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), bem como as considerações de Blommaert (2005) sobre a natureza dialógica da comunicação. Dessa forma, pretendemos estabelecer a ancoragem teórico-metodológica que norteia nossa análise das amostras de eventos comunicativos. Como resultado da análise, concluímos que as relações interdiscursivas que se realizam nessa sala de aula são controladas entre os participantes da interação, conforme as metas estabelecidas no programa do curso, gerando uma dialogicidade inter-regulada de acordo com o plano de ensino.

Biografia do Autor

  • Jader Martins Rodrigues Junior, Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Fortaleza, CE
    Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de língua inglesa.
  • Izabel Magalhães, Universidade Federal do Ceará Departamento de Letras Vernáculas Fortaleza, CE Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Doutora em Linguística pela Lancaster University, Reino Unido, com Pós-Doutorado na mesma instituição.

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Publicado

2015-10-22

Edição

Seção

Artigos de pesquisa