O agir linguageiro e a prática de produção textual na escola

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Cornélio Procópio, Paraná

Palavras-chave:

Teoria da atividade, Ação linguageira, Produção de textos

Resumo

Neste artigo, tendo como objeto de análise o processo de escrita de uma carta de reclamação ancorado na metodologia das sequências didáticas, apresentamos um panorama teórico do agir comunicativo, a fim de se chegar a um quadro conceitual da ação linguageira usado por nossa pesquisa de doutoramento (abordagem qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico-intervencionista) como parâmetro para a análise da produção textual em situação de ensino-aprendizagem da língua. Esse quadro é resultado de empréstimos de conceitos da Teoria da Atividade de Leontiev e da sua apropriação pelos pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo. A conscientização do processo que envolve a ação linguageira mostrou-se de suma importância no clareamento de aspectos envolvidos no processo do ensino da produção de textos em ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Cornélio Procópio, Paraná
    Doutora em Estudos da Linguagem. Professora Adjunta.

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Publicado

2015-10-22

Edição

Seção

Artigos de pesquisa