Organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo

Autores

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa
  • Flávia Cristina Candido de Oliveira

Palavras-chave:

Prosa escolar narrativa, Organizadores temporais, Pronomes

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar produções textuais de alunos de 6º ano do ensino fundamental II, verificando como são utilizadas por eles as categorias dos organizadores temporais – advérbios e conjunções subordinativas – e dos pronomes no gênero conto popular. Tomamos como teorias de base as propostas de Adam (2008) e de Bronckart (2007) – este último tem o caráter, na pesquisa, de complementar o primeiro autor –, e como metodologia nos utilizamos da proposta de Schneuwly e Dolz (2004). Pudemos concluir com a pesquisa que as duas categorias e a orientação dada pelo professor para a produção de textos em sala de aula auxiliam na construção do texto narrativo.

Biografia do Autor

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa
    Dra. em Linguística Aplicada (UFPE). Professora Associada I do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Letras Vernáculas/UFC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso/ PROTEXTO (UFC). Coordenadora do Grupo de Estudo Gêneros Textuais: perspectivas teóricas e metodológicas/GETEME/PROTEXTO.
  • Flávia Cristina Candido de Oliveira
    Dra. em Linguística Aplicada (UFPE). Professora Associada I do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Letras Vernáculas/UFC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso/ PROTEXTO (UFC). Coordenadora do Grupo de Estudo Gêneros Textuais: perspectivas teóricas e metodológicas/GETEME/PROTEXTO.

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Artigos de pesquisa