Influência de sublinhas centrais e periféricas na produção de resumos informativos

Autores

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Divulgação científica, Texto, Resumo, Sublinhado, Leitura

Resumo

Neste artigo, verifica-se a influência da aposição de sublinhas em cópias de quatro artigos de Ciência Hoje na elaboração de vinte resumos informativos produzidos por cinco estudantes de Pedagogia. Os resultados demonstraram que: a) o percentual de utilização das sentenças sublinhadas superou o de utilização das sentenças não-sublinhadas; b) o percentual de utilização das sentenças centrais sublinhadas superou o de utilização das sentenças periféricas sublinhadas; c) os resumos foram escritos predominantemente por estratégias de cópia acrescida ou não de apagamento(s) e paráfrase(s) simples; e, d) os resumos foram influenciados pela forma do sublinhado (integral, clausal e lexical). O artigo, por fim, discute algumas implicações dos resultados para a pesquisa e o ensino com resumos escolares.

Downloads

Publicado

2010-09-24

Edição

Seção

Artigos