Os limites do contexto: a constituição da escrita escolar em objeto dos estudos linguísticos

Autores

  • Émerson de Pietri Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Interdiscurso, Pesquisa Acadêmica, Escrita Escolar

Resumo

No presente trabalho, apresentam-se resultados de investigação em que se observou o processo histórico de constituição da escrita escolar em objeto de pesquisas acadêmicas. Analisaram-se relatórios de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação nas três últimas décadas do século XX. Procurou-se compreender o processo em questão enquanto constituição de um espaço discursivo específico. A investigação evidenciou o processo de redefinição dos modos como representado o contexto em que se elaboraria o texto escrito escolar. Com base no (re)posicionamento dos limites contextuais entre o intra e o extraescolar estabeleceram-se e alteraram-se índices enunciativos para a referência de pessoa, tempo e espaço. As posições ocupadas pelos pesquisadores em relação a esses índices possibilitaram a apropriação de saberes para a constituição da escrita escolar em objeto de discurso.

Biografia do Autor

  • Émerson de Pietri, Universidade de São Paulo
    Docente da Faculdade de Educação da USP. Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Artigos de pesquisa