ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A INVISIBILIDADE NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Escola. Ciclo alfabetizador. Ensino de 9 anos. Análise de Discurso. Criança/infância.

Resumo

Este texto trata da Política do Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A) instituída pela Lei 11.274/2006. Objetivou-se analisar discursivamente a Política do EF9A; compreender a escola como lugar da/para a criança; apresentar reflexões e subsídios teóricos que contribuam com os profissionais do ciclo alfabetizador/anos iniciais. A hipótese é que a política do EF9A pode configurar-se como potencializadora de um processo de transformação da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com abordagem dialética. Os sujeitos foram professores do ciclo alfabetizador de quatro Municípios da região AMUREL/SC. O dispositivo teórico-analítico é o da Análise de Discurso de linha francesa e autores da Educação que discutem a organização didático-pedagógica dos anos iniciais. Os resultados sinalizam a Lei 11.274/06 e as orientações pedagógicas decorrentes (2007) potências não só para superar a invisibilidade das crianças como também para reconfigurar a escola, se incorporada pelos sujeitos (professores/equipe pedagógica) e materializada na práxis. 

Biografia do Autor

  • Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Pedagoga. Especialista em Educação. Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem. 

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Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Dossiê Maria Marta Furlanetto