ANÁLISE MULTIMODAL DE DISCURSOS EM POSTAGENS DO INSTAGRAM PARA A SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Amamentação, Análise multimodal

Resumo

Analisam-se neste artigo três postagens sobre aleitamento materno na rede social Instagram, elaboradas por profissionais de saúde que atendem ao público materno-infantil entre 2019 e 2021 durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para tanto recorreu-se à análise multimodal de discursos (Jewitt, 2001; O’Halloran, 2009, 2011) com suporte da gramática do design visual (Kress; Van Leeuwen, 1996), bem como à compreensão discursiva de Van Dijk (1985, 2022) e à teoria da valoração (White, 2001, 2015). As evidências sugerem ser possível identificar nas postagens que os perfis de profissionais da saúde recorrem ao afeto e aos conhecimentos laicos para promover a prática do desmame, enquanto postagens que defendem o aleitamento usam a cientificidade e os dados demográficos em sua construção discursiva.

Biografia do Autor

  • Larissa de Pinho Cavalcanti, UFRPE-UAST

    Docente Adjunta do curso de Licenciatura em Letras da UFRPE-UAST. Doutora em Linguística.

  • Rebeca Rocha Novaes Silva, Rede Pública Estadual de Pernambuco

    Professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Licenciada em Letras pela UFRPE-UAST. 

Downloads

Publicado

2024-07-16

Edição

Seção

Artigos