TOPICALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Dra. Cleide Vilanova Hanisch Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Gramática Textual-Interativa, Topicalidade, Organização intertópica, Organização intratópica, Artigo de opinião

Resumo

Este artigo, ancorado teoricamente na Gramática Textual-Interativa, tem por objetivo discutir a regularidade de uma unidade da língua no âmbito da organização textual, além de colaborar na reflexão acerca de novas possibilidades no que tange ao ensino e à aprendizagem da escrita. Para tal, analisa a Topicalidade em seus dois níveis de funcionamento – a organização intertópica e a organização intratópica –, procurando verificar se tal processo é sistemático ou se é variável. A metodologia adotada presume o tópico discursivo como categoria de análise e investiga 47 produções escritas de estudantes do ensino superior. Essa investigação possibilita entender como se organizam os elementos de natureza essencialmente textual e sustentar que o texto se configura como uma unidade bastante sistemática, visto que apresenta uma organização própria, fundada em princípios constituintes particulares.

Biografia do Autor

  • Dra. Cleide Vilanova Hanisch, Universidade Federal do Acre

    Professora da Universidade Federal do Acre. Campus Floresta. Doutora em Estudos Linguísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos