As práticas de leitura e escrita de alunos de um 2º ano do ensino médio

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni
  • Roberta Soares Ribeiro

Palavras-chave:

Letramento. Práticas Pedagógicas, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo identificar as práticas de leitura e escrita de alunos de um 2° ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Piracicaba/SP, bem como de que forma tais práticas se articulam com as vivenciadas nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, foram realizadas observações de dez aulas em duas classes do ano em questão e entrevistas semiestruturadas com dez alunos e com a professora das classes observadas. A partir do material empírico foram criadas categorias de análise, que evidenciam as relações dos alunos com a leitura e a escrita. Os resultados apontaram importante envolvimento com práticas de leitura e de escrita por meio de ferramentas tecnológicas. Em relação às práticas escolares, embora considerem importante o que é ensinado, esperam maior dinamismo nas aulas, situações mais contextualizadas de leitura e escrita, bem como espaço para expressarem suas ideias e opiniões.

Biografia do Autor

  • Elvira Cristina Martins Tassoni
    Doutora em Educação (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-CAMP.
  • Roberta Soares Ribeiro
    Mestre em Educação pela PUC Campinas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa