Certos sentidos de biblioteca escolar: efeitos de repetição e deslocamento

Autores

  • Ludmila Ferrarezi
  • Lucília Maria Sousa Romão

Palavras-chave:

Discurso, Memória, Biblioteca escolar, Biblioteconomia

Resumo

A partir do embasamento teórico-analítico da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente os conceitos propostos pelo filósofo Michel Pêcheux, nós investigamos quais sentidos foram mobilizados na constituição dos discursos sobre a biblioteca escolar que circulam em três documentos oficiais, elaborados pelos órgãos de classe da Biblioteconomia e disponibilizados na Internet. Para tanto, nós apresentamos inicialmente os conceitos de memória, ideologia, formação discursiva, formação imaginária e heterogeneidade, que nos ajudaram a investigar o funcionamento discursivo presente em nosso corpus. Nele, observamos, através de nossas análises, como a memória discursiva faz com que alguns sentidos já-ditos sobre a biblioteca escolar sejam atualizados e, ao mesmo tempo, como eles podem ser rompidos, instalando o diferente.

Biografia do Autor

  • Ludmila Ferrarezi
    Mestre em Linguística e doutoranda em Ciências na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/USP.
  • Lucília Maria Sousa Romão
    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e da Graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Livre-docente pela FFCLRP/USP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos de pesquisa