LEITURA E PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Autores

Palavras-chave:

Multimodalidade, Infográfico, Textos Multimodais

Resumo

O artigo trata da leitura e da produção de textos multimodais na sala de aula da educação básica, focalizando o infográfico como gênero discursivo multimodal, por excelência, e considerando sua abordagem em sala de aula de ensino de português, a partir da sociossemiótica apresentada por Kress (2003) e Van Leeuwen (2004). A discussão se dá a partir de pesquisa com 112 professores e professoras que responderam a um questionário online com perguntas fechadas e abertas por meio de um formulário Google, no ano letivo de 2018. Com base nessas respostas, conclui-se que o trabalho com gêneros multimodais na escola é ainda incipiente, em especial por falta de formação continuada para docentes ou infraestrutura tecnológica nas escolas, conforme apontado por participantes.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica, Belo Horizonte

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG

Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG

Carla Viana Coscarelli, UFMG

Doutora em estudos linguísticos pela UFMG.

Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2022-06-23