A CRIAÇÃO DE ROTINAS NO PROCESSO DE ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO DA EMPRESA TIROL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14e12021194-226

Palavras-chave:

Capacidade absortiva, Setor de Laticínios, Inovação, Conhecimento, Rotinas.

Resumo

O setor de laticínios de Santa Catarina vem se destacando nos últimos anos, porém ainda há muitos desafios para o setor, principalmente, diante da crise enfrentada em 2017. Este estudo objetiva analisar o processo de absorção de conhecimento da empresa Laticínios Tirol. Para isso, foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, onde foram coletados os dados através de entrevistas com executivos que participaram do processo de absorção do conhecimento, sob a lente do modelo de Zahra e George (2002). Nos resultados, identificamos as rotinas e os processos desenvolvidos nos elementos do processo de capacidade de absorção do conhecimento.

Biografia do Autor

  • André Munzlinger, Instituto Federal Catarinense. Endereço: Rodovia Carlos Probst, 7055 – Albertina, Rio do Sul. CEP 89167-665. Telefone: (49) 98416-7770
    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina e também é pós-graduado em Produção em Comunicação pela Unoesc. Doutorando em Administração pela Univali e mestre em Administração pela FURB. Atua como jornalista no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense. Realiza pesquisas sobre novas tecnologias de comunicação, disseminação do conhecimento científico através da mídia no Núcleo de Estudos em Comunicação, Cultura e Disseminação de Conhecimento. Participa do grupo de pesquisa Estratégia e Inovação.
  • Daniele Cristine Maske
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Univali. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). Especialização em Marketing de Serviços pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Graduação em Administração (2001) e Turismo e Lazer (2002) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência em ensino presencial e a distância.
  • Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Administração, Biguaçu, SC
    Pos Doc na Universidade de Grenoble Alpes. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998,pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq , Atualmente é professor visitante Universidade Nacional de San Aguntin (UNSA) e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Ex Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (2003/2015) Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e capacidades. Diretor da Rossetto Consultoria Empresarial Ltda.
  • Fernando Cesar Lenzi, Doutor em Administração pela USP. Professor do PPGA em Administração da UNIVALI. Rua Sete de Setembro, 2014 - apart 1515. Bairro: Centro. 89.012-400. Blumenau/SC. (47) 99929-6454
     Doutor em Administração pela FEA - USP/SP. Mestre em Administração (FURB). Especialista em Gerenciamento de Marketing pelo INPG/FURB. Possui Graduação em Administração de Empresas (FURB). Foi Secretario de Administração da Prefeitura Municipal de Blumenau e trabalhou em outras atividades públicas no governo do estado de Santa Catarina. Trabalhou como consultor e prestador de serviços do SEBRAE/SC. Professor Titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado da UNIVALI: PPGA e PMGPP. Professor de Pós Graduação em diversas Universidades no País. Tem grande experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, marketing, comportamento empreendedor, relacionamento e administração. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais. Autor e Organizador do livro "O Empeendedor de Visão" pela Editora Atlas. Autor do livro "A Nova Geração de Empreendedores" também pela mesma editora. Autor e Organizador do livro "Ação Empreendedora" pela Editora Gente. Autor do livro "Talentos Inovadores na Empresa" pela Editora IBPEX. Autor e Organizador do livro "Marketing Empreendedor" pela Editora IBPEX.
  • Gustavo Behling, Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor do PPGA em Administração da UNIVALI. Rua Uruguai, 458 BL B7 SL 109, (47) 3341-7771
    Doutor em Administração (2019) e Mestre em Administração (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Gestão de Varejo pelo SENAC/SC. Bacharel em Administração pela Univali. É professor colaborador do PPGA Univali e do curso de graduação em Administração da Univali. Pesquisador nas áreas de empreendedorismo e estratégias organizacionais. Membro do Grupo de Pesquisa PROFORME (Processo de Formação de Estratégias) PPGA/Univali. Coordenador do curso de Administração da Escola de Negócios da Univali e dos curso de MBA em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais e Gestão da Cadeia de Suprimentos da Univali. É líder do tema Empreendedorismo, Pequenas empresas e Estratégia do EGEPE (Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e do tema Casos para Ensino do EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração). Recebeu o prêmio de melhor artigo geral do IX EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (2016) e de melhor trabalho da área Empreendedorismo no XXII SEMEAD - Seminários em Administração (2019).

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Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Científicos