Aprendizado organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição financeira pública brasileira

Autores

  • Sonia Maria Goulart Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e1200884-103

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Aprendizagem organizacional, Interdisciplinaridade

Resumo

As organizações precisam responder, com rapidez, à complexidade dos problemas gerados em ambientes de constantes mudanças, e o planejamento estratégico é a forma encontrada, para combinar conhecimentos e habilidades dos indivíduos e da organização, a fim de criar estratégias que efetivamente gerem resultados sustentáveis e garantam a competitividade da organização. As empresas capazes de se renovarem continuamente por meio da criação de estratégias inovadoras, associadas a um processo constante de aprendizagem organizacional, fundada no questionamento permanente, no diálogo e na interdisciplinaridade, serão as construtoras de amplas vantagens competitivas. Com base nessas premissas, esse artigo visa mostrar a evolução da aprendizagem organizacional nos ciclos de planejamento estratégico de uma instituição fnanceira pública brasileira, de 1992 a 2005, sob a ótica participativa, com base nos conceitos e práticas da interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2008-06-24

Edição

Seção

Artigos Científicos