CATEGORIZAÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TERMINAIS NA HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA: UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO O MÉTODO MULTICRITÉRIO ELECTRE TRI

Autores

  • João Paulo Silva Lima
  • Nadya Regina Galo Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14eI2021134-160

Palavras-chave:

Hidrovia Tocantins-Araguaia, Localização de Terminais, ELECTRE TRI.

Resumo

Este artigo teve como objetivo categorizar os municípios com potencial de instalação de terminais na Hidrovia Tocantins-Araguaia, visando colaborar com as políticas públicas de investimento. Para tanto, aplicou-se o método ELECTRE TRI para avaliar as alternativas. O método foi implementado utilizando o software MATLAB®. Como resultado, obteve-se um conjunto de municípios que apresentaram maior adequação à implantação de terminais hidroviários. O desempenho do método foi avaliado e os resultados mostraram-se promissores. Espera-se que o modelo proposto possa colaborar com o planejamento dos investimentos em terminais hidroviários na Hidrovia Tocantins-Araguaia e em outros problemas similares.

Biografia do Autor

  • João Paulo Silva Lima

    Doutorando em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília (UnB)

    Mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Professor e Pesquisador da Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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Publicado

2021-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos