ANÁLISIS DE LOCALIZACIÓN DE TERMINALES FLUVIALES USANDO EL MÉTODO SMARTER: EL CASO DE LA VÍA ACUÁTICA BRASIL-URUGUAY

Autores/as

  • Aline Samá Pinto Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0001-8771-4839
  • Milton Luiz Paiva de Lima Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vagner Euzébio Bastos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e02017156-185

Palabras clave:

Vía Acuática Brasil-Uruguay, Métodos Multicritério, SMARTER.

Resumen

La posibilidad de reactivación de la navegación prevista en el proyecto Vía Acuática Brasil- Uruguay ha generado grandes expectativas, ya que proporcionará una importante ruta de transporte por la vía acuática que une el interior de Uruguay a Brasil por el territorio del Rio Grande do Sul. En vista de esto, se busca identificar los lugares con potencial para recibir los terminales de transporte de carga a lo largo de la futura vía acuática con el uso de múltiples criterios, técnica de apoyo a la decisión llamada SMARTER. Los resultados de la encuesta revelan como alternativas viables 11 de los 13 lugares identificados en un estudio llevado a cabo por el Ministerio de Transporte; es decir, hubo una convergencia de 77%, lo que demuestra la idoneidad del método utilizado.

Biografía del autor/a

  • Aline Samá Pinto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Tem experiência na área de Administração atuando como assistente administrativo e assistente de documentação na parte de importação. Realizou Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Negócios na modalidade a distância pela Universidade Anhanguera. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA FURG.
  • Milton Luiz Paiva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande(1989), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande(1988), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina(1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande, Revisor de periódico da Journal of Transport Literature e Membro de corpo editorial da Journal of Transport Literature. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Transportes. Atuando principalmente nos seguintes temas:Modelagem matemática, Modelos comportamentais, Logística, Transporte de carga, Preferência declarada e Repartição Modal.
  • Vagner Euzébio Bastos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). A Dissertação de mestrado contempla essencialmente Modelagem Matemática em Transportes e Métodos Multicritérios de Apoio à decisão.

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Publicado

2017-06-12

Número

Sección

Artigos Científicos