LA IMPORTANCIA DE LA COMUNICACIÓN EN LA TRENFERENCIA DEL CONOCIMIENTO Y EN LA CREACIÓN DE UNA VISIÓN COMPARTIDA – UN ESTUDIO DE CASO

Autores/as

  • Maria Terezinha Angeloni IInstituto de Estudos e Gestão Energética
  • Rafael Zimmermann Homma Celesc Distribuição
  • Luiz Afonso Pereira Athayde Filho Celesc Distribuição
  • Aldo Cosentino Instituto de Estudos e Gestão Energética

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v9e32016182-198

Palabras clave:

Gestión del Conocimiento, Gestión de Proyectos, Comunicación Organizacional.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar el Plan de Comunicación que tiene por objeto apoyar la transferencia de conocimiento y la creación de una visión compartida entre los integrantes de un Proyecto de Investigación y Desarrollo. El referencial teórico se basa en las áreas da Gestión de Proyectos, Gestión del Conocimiento y Comunicación Organizacional. Metodológicamente se caracteriza cómo una investigación experimental, intra-proyecto e inter-organizacional. Los resultados todavía no son efectivos en razón del poco tiempo de implantación del proyecto. Sin embargo, con base en las acciones implantadas se puede inferir que la Comunicación es un elemento importante en la transferencia de conocimiento y en la creación de una visión compartida.

Biografía del autor/a

  • Maria Terezinha Angeloni, IInstituto de Estudos e Gestão Energética
    Doutorado (1994) e mestrado (1992) em Administração na Université Pierre Mendes France nas áreas de concentração de Gestão da Informação e da Decisão. Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Pesquisadora com o apoio do CNPq, FUNGRAD, PIBIC, FAPESC, Celesc/ANNEL, nas áreas da Decisão, Gestão e Tecnologia da Informação (redes sociais), Comunicação nas Organizações e Gestão do Conhecimento. Consultora e pesquisadora do Instituto de Estudos e Gestão Energética –INERGE.
  • Rafael Zimmermann Homma, Celesc Distribuição
    Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento em Eficiencia Energética
  • Luiz Afonso Pereira Athayde Filho, Celesc Distribuição
    Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento em Eficiencia Energética

Referencias

ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica (Brazil). Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica. Agência Nacional de Energia Elétrica. Brasília: ANEEL. 2012. Retrieved from: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/leitura_arquivo/default.cfm?idaplicacao=56>. Access in: 3 set. 2015.

ANGELONI, M.T.; ZIMMERMANN, R.H.; COSENTINO, A.; ATHAYDE FILHO, L.A.P. Gestão da informação e do conhecimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento: um estudo de caso. In Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo – SP, 2015.

BOFF, L. H; VARGAS, L. Cenários atuais da comunicação eletrônica: um exemplo do uso de bases de dados e métodos de tratamento da informação. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. 1996, Angra dos Reis. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 1995. v. 1. p. 309-325, 1996.

BRASIL. Lei 11.196/05: Lei do Bem, de 21 de novembro de 2005. Trata da concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas. Retrieved from: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm>. Access in: 17 nov. 2014.

CHOO, C. W. The Knowing Organization: How Organizations Use Information for Construct Meaning, Create Knowledge and Make Decisions. New York: Oxford Press, 1998.

DAZZI, M.C.S.; ANGELONI, M.T. Compreendendo o significado de gestão do conhecimento e a importância da comunicação em seu compartilhamento. In International Symposium knowledge management/Document management-ISKM/DM, 2001, Curitiba-PR. Anais do knowledge management/Document management-ISKM/. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2001. v. 1. pp. 469-488.

DAZZI, M.C.S.; PEREIRA, T.M. A importância da comunicação no desenvolvimento de sistemas. In International Symposium knowledge management/Document management-ISKM/DM, 2002, Curitiba-PR. Anais… Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2002. v. 1. pp. 430-447.

DHALIWAL, J.; BENBASAT, I. The use and effects of knowledge-based system explanations: theoretical foundations and a framework for empirical evaluation. Information Systems Research, 7, 1996, pp. 243-361.

GEORGE, J. F.; IACONO, S.; KLING, R. Learning in context: extensively computerized work groups as communities of practice. Accounting, Management and Information Techgnologies, v. 5, 1995, pp.185-202.

GREGOR, S.; BENBASAT, I. Explanations form intelligent systems: theoretical foundations and implications for practice. MIS Quartely, v. 23, p. 497 - 530, 1999.

GROTTO, D.; ANGELONI, M.T. The influence of organizational culture on knowledge sharing: a case study. Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2004, Anais... Atibaia. Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2004.

JAMIL, G. L. Gestão de informação e do conhecimento em empresas brasileiras: estudo de múltiplos casos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitating the creation of knowledge: reinventing the company with the power of continuous innovation. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

NONAKA, I.; KONNO, N. The concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, 1998, v. 40, n. 3, p. 40-41.

OECD/Eurostat . Oslo Manual: Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data, 3rd Edition, 2005. The Measurement of Scientific and Technological Activities, OECD Publishing, Paris. Retrieved from: <http://ec.europa.eu/eurostat/documents/3859598/5889925/OSLO-EN.PDF>. Access in: 14 sept. 2015.

OECD Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris, 2015. Retrieved from: <http://dx.doi.org/10.1787/9789264239012-en>. Access in: 14 sept. 2015.

OUTI, N.S.; STRAUHS, F.R. Aplicação nacional do processo de criação do conhecimento japonês – caso Denso do Brasil In Angeloni, M.T. Gestão do conhecimento no Brasil – casos, experiências e práticas. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2008.

PEREIRA, A. P.; CACIGLIERI JUNIOR, O. MOP&D: Modelo de desenvolvimento integrado de produto orientado aos projetos de P&D do setor elétrico brasileiro. Espaço Energia. 2015. Retrieved from: <http://www.espacoenergia.com.br/edicoes/23/EE023-09-12.pdf>. Access in: 29 dec. 2015.

PINHEIRO, A. A.; SIANI, A. C.; GUILHERMINO, J. de F.; HENRIQUES, M. das G. M. de O.; QUENTAL, C. M.; PIZARRO, A. P. B.Metodologia para gerenciar projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos: uma proposta. Revista de Administração Pública, p. 457-478, mai./jun., 2006.

Plano de Gerenciamento do Projeto. Projeto desenvolvimento de metodologia e sistema para tratamento de imagem e reconhecimento de padrões para inspeção autônoma de linhas aéreas de transmissão e de distribuição. ANEEL / INERGE, 2014.

PRJ. Arquivo referente ao formulário de Projeto: desenvolvimento de metodologia e sistema para tratamento de imagem e reconhecimento de padrões para inspeção autônoma de linhas aéreas de transmissão e de distribuição. ANEEL / INERGE, 2014.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)—Fifth Edition Newtown Square, Pennsylvania, USA, PMI, 2013.

SHINODA, A. C. M. Gestão do conhecimento em projetos: um estudo sobre conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas em organizações projetizadas. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SCHULTZE, U.; BOLAND R.J. Journal of Strategic Information Systems, n. 9, p. 193 - 212, 2000. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.

STENMARK, D. The Relationship between Information and Knowledge, in Proceedings of IRIS 24, Ulvik, Norway, August 11-14, 2001.

ZHAO, J. L.; KUMAR, A.; STOHR, E. A. Workflow-centric information distribution through e-mail. Journal of Management Information Systems, v. 17, pp. 45-72, 2001.

Publicado

2016-12-30

Número

Sección

Artigos Científicos