ENSINO A DISTANCIA: UN PANORAMA DE LA EXPANSIÓN EN LA REGIÓN NORTE DE BRASIL J

Autores/as

  • Jonas Fernando Petry Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau – SC
  • Gustavo da Rosa Borges Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista bolsista CAPES, Mestrado em Administração pela UNISINOS
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e32014114-138

Palabras clave:

Administración pública, Políticas públicas, Enseñanza a distancia, Expansión de la EaD.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo, por medio de un examen transversal descriptivo y analítico del conjunto de variables cualitativas nominales y ordinales, a través de estadística descriptiva, exponer una perspectiva sobre la EaD en Norte de Brasil. El análisis realizado demuestra una conquista de espacio de esta modalidad de educación en relación con la enseñanza presencial. Los resultados apuntan lo reconocimiento de EaD como un método de enseñanza. Sin embargo, el discurso de democratización de la enseñanza y de reduccón de las desigualdades está limitado por la privación de tecnologías, principalmente el acceso a internet en Norte del país.

Biografía del autor/a

  • Jonas Fernando Petry, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau – SC
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG)
  • Gustavo da Rosa Borges, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista bolsista CAPES, Mestrado em Administração pela UNISINOS

    Gustavo da Rosa Borges é doutorando pela FURB, bolsista CAPES. E-mail [email protected]

  • Maria José Carvalho de Souza Domingues, doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.
    doutora em Eng. de Produção pela UFSC, professora do programa de pós-graduação da FURB.

Referencias

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Reunião Anual da Anped, v. 26, 2009.

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex, 2013.

BATES, A. W. Technology, open learning and distance education. 2.ed., New York: Routledge, 2005.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002.

BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso em: 01 out. 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

CASEY, D. M. The historical development of distance education through technology. TechTrends, v. 52, n. 2, p. 45, 2008.

COSTA, K. da S.; FARIA, G. G. EaD, sua origem histórica, evolução e atualidade brasileira face ao paradigma da educação presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14. 2008, Santos. Anais eletrônicos... ABED: Santos, 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2013.

CREASE, R.; PYMM, B.; HAY, L. Bridging the gap–engaging distance education students in a virtual world. In: Ascilite Conference, p. 307-313. 2011

DEGON, R. Distance learning for the RN first assistant. AORN, v. 91, n. 1, p. 146-153, 2010.

FARIA, A. A.; SALVADORI, A. A Educação a Distância e Seu Movimento Histórico no Brasil. Revista das Faculdades Santa Cruz, v. 8, n. 1, 2010.

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. A theory of critical inquiry in online distance education. In: MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Ed.). Handbook of distance education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2003. p. 113-127.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.

GUNAWARDENA, C. N.; MCISAAC, M. S. Distance education. Handbook of research for educational communications and technology, v. 2, p. 355-395, 2004.

HILDRETH, C. R.; KOENIG, M. Organizational realignment of LIS programs in academia: From independent standalone units to incorporated programs. Journal of Education for Library and Information Science, v. 43, n. 2, p. 126-133, 2002.

HOLMBERG, B. et al. The evolution, principles and practices of distance education. Bis, 2005.

HOLMBERG, B. Growth and structure of distance education. London: Croom Helm, 1986.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. IBGE, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais. IBGE, 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório ENADE. Brasília, 2013.

MATTHEWS, D. The origins of distance education and its use in the United States. The Journal, v. 27, n. 2, 1999.

MENDES, V. A expansão do ensino a distância no Brasil: democratização do acesso? In: SIMPÓSIO BRASILEIRO POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2011, São Paulo, Anais eletrônicos... São Paulo: ANPAE, 2011. p. 1-11

MESSIAS, P. P. Educação a distância: o ponto de vista do educando em gestão em saúde EAD. Anated, 2010.

MONOLESCU, D. et al. The distance education evolution: Issues and case studies. IGI Global, 2004.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. EAD: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view of online learning. CengageBrain.com, 2011.

MORAN, J. Ml. Avaliação do ensino superior a distância no Brasil. E-Learning, v. 39, 2009.

NASSEH, B. A brief history of distance education. Adult Education in the News, 1997.

PARSAD, B. et al. Distance education at degree-granting postsecondary institutions: 2006-07. IES: Washington, 2008.

PARTRIDGE, H. L. et al. Charting future directions: towards cohesive and sustainable library and information science education in Australia. Cooperation and Collaboration in Teaching and Research: Trends in LIS Education. IFLA-ALISE-EUCLID satellite meeting, World Library and Information Congress: In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND ASSEMBLY, 76., 2010. Proceedings…Boras, Sweden, 2010.

PARTRIDGE, H. L.; YATES, C. A framework for the education of the information professions in Australia. Australian Library Journal, v. 61, n. 2, p. 81-94, 2012.

POTASHNIK, M.; CAPPER, J. Distance education: Growth and diversity. Finance and development, v. 35, p. 42-45, 1998.

SABA, F. Distance education theory, methodology, and epistemology: a pragmatic paradigm. In: MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Ed.). Handbook of distance education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2003. p. 3-20.

SCHNITMAN, I. M. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. Faculdade de Tecnologia e Ciências Instituição (FTC). In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2010. Anais eletrônicos... Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Ivana-Maria-Schnitman.pdf. Acesso em: 28 set. 2013.

SIMONSON, M. R. et al. Teaching and Learning at a Distance: Foundations of Distance Education. Simonson, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2000.

STRAIGHTERLINE. Infographic history of distance education. Disponível em: http://www.straighterline.com/online-education-resources/online-education-tools/infographic-history-of-distance-education/. Acesso em: 29 set. 2013.

VIANNEY, J. A ameaça de um modelo único para a EaD no Brasil. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 5, n. 17, 2008.

VILAÇA, M. L. C. Educação a distância e tecnologias: conceitos, termos e um pouco de história. Revista Magistro, v. 2, n. 1, 2010.

VILARINHO, L. R. G.; PAULINO, C. L. Educação a distância no ensino superior brasileiro: das experiências pioneiras ao sistema de rede. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 1, p. 64-79, 2010.

WILLARD, P.; WILSON, C. S. Australian professional library and information studies education programs: changing structure and content. Australian Academic and Research Libraries, v. 35, n. 4, p. 273-288, 2004.

Publicado

2014-12-30

Número

Sección

Artigos Científicos