PATENT INFORMATION AS SOURCE FOR INNOVATION AND DISSEMINATION OF TECHNOLOGICAL KNOWLEDGE ON DISTANCE EDUCATION FOR CONTINUED MEDICAL EDUCATION

Authors

  • Marcus Vinicius Cesso Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • José Eduardo Storopoli Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e3201886-108

Keywords:

Patent2net, Enseñanza a Distancia, Educación Médica Continuada, . La innovación Estrategica.

Abstract

Esta investigación tiene como objetivo presentar el uso de Patent2net para organizar informaciones referentes a patentes en Enseñanza a Distancia, enfocadas en educación médica continuada, por tratarse de un área estratégica para todas las naciones, principalmente para Brasil. Como resultado, se ha identificado una patente de un sistema de e-learning, libre para reproducción en Brasil, que simula escenarios en 3D para entrenamiento de equipos de enfermería, contribuyendo para el perfeccionamiento de técnicas asistenciales y comportamentales del profesional de salud. La principal contribución de este trabajo se da por la identificación de una tecnología inexistente y de uso estratégico para la Salud en Brasil.

 

Author Biographies

  • Marcus Vinicius Cesso, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Mestre em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Marketing pela Universidade de São Paulo / ECA (2011). Atuação em pesquisas na Linha de Estratégia focado nas áreas de Desempenho e Avaliação Estratégica de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior. 
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Ciências Básicas (2007), pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (CONCEITO CAPES 7). É Mestre em Ciências Básicas (2003), também pela UNIFESP. É Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), também da UNINOVE. É Membro número 24155 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).
  • José Eduardo Storopoli, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
    Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em estratégia empresarial pela UNINOVE. Professor da UNINOVE. Membro pesquisador do grupo de pesquisa Gestão Estratégica de Projetos Educacionais. Representante principal da UNINOVE na rede de afiliados da Harvard Business School Microeconomics of Competitiveness. Pesquisa nos seguintes temas: Estratégia em Instituições de Ensino; Gestão de Instituições de Ensino; Capacidades Dinâmicas em Instituições de Ensino; Transferência de Tecnologia e Conhecimento entre Universidades e Empresas; Avaliação dos Impactos das instituições de ensino sobre a sociedade. Gestor de Inovação e Educação a Distância da UNINOVE.

References

ABED. Censo EAD. BR: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2014, 2015.

AOKI, R.; SCHIFF, A. Promoting access to intellectual property: patent pools, copyright collectives, and clearinghouses. R&D Management, v. 38, n. 2, p. 189–204, 2008.

ARSLAN, T. et al. Espacenet: A Framework of Evolvable and Reconfigurable Sensor Networks for Aerospace Based Monitoring and Diagnostics. AHS. Anais... In: FIRST NASA/ESA CONFERENCE ON ADAPTIVE HARDWARE AND SYSTEMS. IEEE, 2006

BERGEK, A. et al. Technological innovation systems in contexts: Conceptualizing contextual structures and interaction dynamics. Environmental Innovation and Societal Transitions, v. 16, p. 51–64, 2015.

BHATTI, Y. A. What is Frugal, What is Innovation? Towards a Theory of Frugal Innovation. Rochester, NY: Social Science Research Network, 2012.

BONINO, D.; CIARAMELLA, A.; CORNO, F. Review of the state-of-the-art in patent information and forthcoming evolutions in intelligent patent informatics. World Patent Information, v. 32, n. 1, p. 30–38, 2010.

CABERO, J. Bases pedagógicas del e-learning. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, v. 3, n. 1, p. 1–10, 2006.

CARVALHO, A. C.; STOROPOLI, J. H.; QUONIAM, L. M. Prospecção de Patentes para a Solução Sustentável de Problema da Indústria da Construção: O Espaçador de Concreto. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 115–127, 2014.

CHOI, Y. S.; HEINEMANN, A. Restrictions of Competition in Licensing Agreements: The Worldwide Convergence of Competition Laws and Policies in the Field of Intellectual Property. European Business Organization Law Review, v. 17, n. 3, p. 405–422, 2016.

CORRÊA, F. C.; GOMES, S. L. R. A patente na universidade: sigilo, transparência e direito à informação. VIII ENANCIB. Anais... In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊ NCIA DA INFORMAÇÃO. Salvador: 2013

CPC. Cooperative Patente Classification, 2017. Disponível em: <http://www.cooperativepatentclassification.org/cpc/scheme/G/scheme-G06Q.pdf>. Acesso em: 7 fev. 2017

FERRAZ, R. R. N. et al. Example of open-source OPS (Open Patent Services) for patent education and information using the computational tool Patent2Net. World Patent Information, v. 46, p. 21–31, 2016.

HUNG, J. Trends of e-learning research from 2000 to 2008: Use of text mining and bibliometrics. British Journal of Educational Technology, v. 43, n. 1, p. 5–16, 2012.

KELLY, M. A. et al. Enhancing Students’ Learning Through Simulation: Dealing With Diverse, Large Cohorts. Clinical Simulation in Nursing, v. 12, n. 5, p. 171–176, 2016.

LANDMANN, A. et al. Medical student expectations from surgical education: A two-year institutional experience. American Journal of Surgery, v. 212, n. 6, p. 1265–1269, 2016.

LAROSE, D. T. Discovering Knowledge in Data: An Introduction to Data Mining. [s.l.] John Wiley & Sons, 2014.

MAZZIERI, M. R.; QUONIAM, L.; SANTOS, A. M. Inovação a partir das informações de patentes: proposição de modelo Open Source de Extração de Informações de Patentes (Patent Crawler). Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, n. 1, p. 76–112, 2016.

MELO, E. M. et al. Análise das patentes depositadas por universidades federais brasileiras no banco de dados do Espacenet. Cadernos de Prospecção, v. 6, n. 4, p. 561, 2014.

NIGRO, C. A. Uso das ferramentas computacionais Scriptlattes, Scriptgp e Patent2net para análise da produção bibliográfica e tecnológica sobre a dengue. 2017.

QUONIAM, L.; KNIESS, C. T.; MAZIERI, M. R. A patente como objeto de pesquisa em Ciências da Informação e Comunicação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 243–268, 2014.

REYMOND, D.; DEMATRAZ, J. Using networks in patent exploration: application in patent analysis: the democratization of 3D printing. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, n. 1, 2015.

REYMOND, D.; QUONIAM, L. A new patent processing suite for academic and research purposes. World Patent Information, v. 47, p. 40–50, 2016.

SERAFINI, M. R. et al. Avaliação de tecnologias em dessalinização de água a partir da análise dos pedidos de patentes. GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 42–51, 2012.

SONI, P.; KRISHNAN, R. T. Frugal innovation: aligning theory, practice, and public policy. Journal of Indian Business Research, v. 6, n. 1, p. 29–47, 2014.

STOROPOLI, J. E. O uso do Knowledge Discovery in Database (KDD) de informações patentárias sobre ensino a distância: contribuições para instituições de ensino superior. 2016.

THOMSON. Patent Kind Codes by CountryThomson Scientific, , 2017. Disponível em: <http://www.thomsonfilehistories.com/docs/RESOURCES_Kind%20Codes%20by%20Country.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017

WIPO. Recommended standard code for the identification of different kinds of patent documentsWorld Intellectual Property Organization, , 2016. Disponível em: <http://www.wipo.int/export/sites/www/standards/en/pdf/03-16-01.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017

ZENDEJAS, B. et al. Patient Outcomes in Simulation-Based Medical Education: A Systematic Review. Journal of General Internal Medicine, v. 28, n. 8, p. 1078–1089, 2013.

ZHANG, D. et al. Can e-learning replace classroom learning? Communications of the ACM, v. 47, n. 5, p. 75–79, 2004.

Published

2019-05-20

Issue

Section

Artigos Científicos