PERCEPTION OF THE FORMATION OF COOPERATION NETWORKS IN THE REAL ESTATE MARKET

Authors

  • Claudia Guarnieri de Matos Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)
  • Thiago Andre Finimundi Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e22018147-176

Keywords:

Strategic Alliances, Interorganizational Networks, Competitiveness, Cooperation Networks, Coopetition.

Abstract

This article aimed to investigate the perception of real estate service providers in the city of Garibaldi, RS, regarding the formation of cooperation networks. From a qualitative approach, with an exploratory and descriptive objective, semi-structured interviews were conducted in a period of two months, where five real estate service providers were interviewed, aiming to measure the adherence of the answers to the bibliographic reference. The comparison of the answers to the bibliography indicates the validity of the perception of cooperation networks as an instrument of competitiveness and knowledge transfer and from this, organizations can preserve their space in the market.

Author Biography

  • Thiago Andre Finimundi, Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL)
    Faculdade de Negócios, Curso de Administração

References

BALESTRIN, Alsones; VERSCHOORE Jorge Renato. Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BALESTRIN, Alsones. O campo de estudo sobre redes de cooperação interorganizacional no Brasil. 2010. Tese de Doutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v14n3/v14n3a05>, Acesso em 07 de maio de 2017.

BALESTRIN, Alsones; VARGAS, Lilia Maria; FAYARD, Pierre. Criação de conhecimento nas redes de cooperação interorganizacional. RAE-revista de administração de empresas, v. 45, n. 3, p. 52-64, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde; ABREU, AF de. Os conceitos de redes e as relações interorganizacionais: um estudo exploratório. 2000.

DOS REIS, Ana Paula; NETO, João Amato. Aprendizagem por cooperação em rede: práticas de conhecimento em arranjos produtivos locais de software. Production, v. 22, n. 3, p. 345-355, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/2012nahead/aop_t6_0001_0181.pdf> Acesso em 03 de abril de 2017.

DYER, J. H.; SINGH, H.. The relational view: Cooperative strategy and sources of interorganizational competitive advantage. Academy of management review, v. 4, n. 23, p. 660-679, 1998.

ESTEVES, C. N. B. (2009). A importância da confiança na orientação para a coopetição e o efeito desta na performance empresarial: o caso da indústria de moldes portuguesa (Master's thesis, FEUC/IPL). Disponível em: < https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/11485/1/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20Investiga%C3%A7%C3%A3o%2002-07-09.pdf> Acesso em 03 de Junho de 2017.

FARIA, Luísa Filipe. Redes de cooperação entre empresas: caso das redes de Nova Friburgo. 2006. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro.

FEIJÓ, Rodrigo Medeiros; ZUQUETTO, Rovian Dill. Cooperar para sobreviver e crescer: análise da rede de cooperação Redemac. Revista de Administração Mackenzie, v. 15, n. 3, p. 21, 2014.

FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n1/02.pdf > Acesso em 05 de Junho de 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas S.A, 2007.

GUMMESSON, Evert. Marketing de relacionamento total. [Total relationship marketing]. 3.ed.. São Paulo: Bookman, 2010.

KLOTZLE, Marcelo Cabus. Alianças estratégicas: conceito e teoria. Revista de Administração contemporânea, v. 6, n. 1, p. 85-104, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552002000100006&script=sci_arttext> acesso em 10 de Abril de 2017.

LEWIS, Jordan D. Alianças estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São Paulo, Pioneira, 1992.

MALHOTRA, Narash K et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson/Perntice Hall, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARQUEZ, Rui Cesar. Alianças estratégicas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.

NOLETO, Marlova Jovchelovitch. Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática. São Paulo: Global, 2000.

OLAVE, Maria Helena León; e AMATO NETO, João. Redes de cooperação produtiva: uma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas. Departamento de Engenharia e Produção. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v8n3/v8n3a06.pdf> Acesso em: 26 de outubro de 2016.

OLIVEIRA, Roberta Fernandes de; e GUERRINI Fabio Muller. Características das tipologias redes de cooperação entre empresas. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba-PR, 23 a 25 de outubro de 2002. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2002_tr76_0616.pdf>. Acesso em: 14 de outubro de 2016.

SARQUIS, Aléssio Bessa. Estratégias de marketing para serviços: como as organizações devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Atlas, 2009.

TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves; SCHNEIDER, Luis Carlos. Vantagens logísticas e cadeia de valor na rede de empresas: o caso de uma rede gaúcha de pequenas farmácias. Revista Alcance, v. 12, n. 2, p.143-160, 2008.

TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

VERSCHOORE, Jorge Renato; BALESTRIN, Alsones. Ganhos competitivos das empresas em redes de cooperação. Revista de Administração USP-Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Verschoore/publication/268870412_Ganhos_competitivos_das_empresas_em_redes_de_cooperacao/links.pdf >Acesso em 13 de maio de 2017.

WINCKLER, Natália Carrão; MOLINARI, Gisele Trindade. Competição, colaboração, cooperação e coopetição: revendo os conceitos em estratégias interorganizacionais. Revista ADM Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2011.

Published

2019-04-26

Issue

Section

Artigos Científicos