ANÁLISE DO IMPACTO ECONÔMICO DO TERMINAL PORTUÁRIO DE ALCÂNTARA

Autores

  • Sérgio Sampaio Cutrim
  • Leo Tadeu Robles
  • Matheus Vieira de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.59306/reen.v13e0II2020237-262

Palavras-chave:

Impacto Econômico, Porto. Terminal Portuário de Alcântara, Grão Pará Multimodal.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a análise do impacto econômico da atividade Terminal Portuário de Alcântara, um empreendimento greenfield, localizado no estado do Maranhão. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevista e metodologia de análise de impacto econômico proposta pelo Bureau of Transport Economics da Austrália. O impacto econômico foi medido por meio do Valor dos Serviços Prestados, Valor Adicionado Bruto, Rendimento das Famílias e o Número de Empregos Gerados, dividido em impacto direto, indireto e induzido e avaliado para um período de 24 anos (2024 a 2048). Os resultados obtidos indicam uma contribuição para o desenvolvimento regional, comprovando o papel dos portos para a melhoria das condições de movimentação de produtos (riquezas) e beneficiando pessoas (geração de renda).

Biografia do Autor

  • Sérgio Sampaio Cutrim

    Sérgio Sampaio Cutrim
    Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pelo Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
    Professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Endereço: UFMA, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, CEP: 65080-805. São Luís, MA, Brasil
    E-mail: [email protected]

  • Leo Tadeu Robles
    Leo Tadeu Robles
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP)
    Professor na UFMA
    Endereço: UFMA, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, CEP: 65080-805. São Luís, MA, Brasil
    E-mail: [email protected]
  • Matheus Vieira de Paiva
    Matheus Vieira de Paiva
    Graduando em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Endereço: UFMA, Av. dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, CEP: 65080-805. São Luís, MA, Brasil
    E-mail: [email protected]

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Científicos