Interação universidade-empresa: uma análise de empresas da indústria de software no Rio Grande do Sul

Autores

  • Daniel Pedro Puffal UNISUL
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul
  • Dusan Schreiber Universidade FEEVALE
  • Vania Gisele Bessi Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e22012200-228

Palavras-chave:

Inovação. Interação universidade-empresa. Indústria de software.

Resumo

A indústria de software é caracterizada pela inovação, pelo uso intensivo de tecnologia e por sua proximidade das Instituições de Ensino Superior. Embora inserida em uma economia de mercado em que o principal locus da inovação seja a empresa, a história tem mostrado que, de um modo geral, elas não conseguem se capacitar sozinhas, sendo necessária a existência de um sistema nacional de inovação que as auxilie a desenvolver essa atividade. Nesse âmbito, a interação de empresas com universidades exerce um papel relevante. Por meio da análise de uma base de dados sobre interação universidade-empresa no Brasil e de um estudo de casos múltiplos, o artigo tem como objetivo observar a interação entre a universidade e as pequenas e médias empresas de software, atuantes no mercado internacional, localizadas no Rio Grande do Sul. Os resultados do estudo indicam que as interações das universidades com as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de software gaúchas atuantes no mercado internacional são menos intensas, mais informais e de menor complexidade, comparando com as interações desenvolvidas pelas demais empresas brasileiras. Observou-se ainda que há espaço para um avanço nas relações entre as empresas e as universidades no sentido do aumento do nível de inovação de seus produtos e processos. O artigo avança na compreensão do fenômeno estudado, revelando que, para os agentes pesquisados, apesar da proximidade física não foi observado o desenvolvimento de interações mais intensas.

Biografia do Autor

Daniel Pedro Puffal, UNISUL

Doutor em Administração, Professor e Pesquisador no Programa de Pós Graduação em Administração da UNISUL e na Universidade FEEVALE

Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul

Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e na Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade FEEVALE

Doutor em Administração, Professor e Pesquisador na Universidade FEEVALE

Vania Gisele Bessi, Universidade FEEVALE

Doutora em Administração, Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2012-09-28

Edição

Seção

Artigos Científicos