REFLEXOS DAS MUDANÇAS ESTRATÉGICAS NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Marcos Paulo Albarello Friedrich Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nadia Mar Bogoni Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v13e12020190-214

Palavras-chave:

Mudanças estratégicas, Desempenho organizacional, Indicadores chave de performance.

Resumo

Este estudo analisa os reflexos das mudanças estratégicas no desempenho organizacional de um banco, com base nos Indicadores Chave de Performance (KPI). As estratégias de cada unidade foram classificadas com base nas tipologias de Miles e Snow (1978) e tiveram o efeito no desempenho avaliado com base nos KPI. Os resultados da pesquisa mostram que estratégias prospectoras apresentam elevado custo de aquisição e, portanto, devem ser projetadas para longo prazo. Já estratégias defensivas, devem considerar a lacuna de eficiência disponível para crescimento de modo que este compense a maior ênfase em um produto do que nos demais. A estratégia híbrida, que adotou diferentes tipologias, não apresentou os resultados.

Biografia do Autor

  • Marcos Paulo Albarello Friedrich, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Doutorando em Ciências Contábeis e Administação da FURB
  • Nadia Mar Bogoni, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Regional de Blumenau - FURB

  • Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos Científicos