Perfil da produção científica brasileira sobre balanced scorecard

Autores

  • Fabiano Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v6e1201354-88

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Balanced Scorecard. Bibliometria.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar e analisar o perfil das publicações científicas sobre o sistema de avaliação de desempenho Balanced Scorecard (BSC), disponibilizadas na base de dados SciELO Brasil e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Trata-se de um estudo quantitativo, e para o seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas bibliográficas e análise bibliométrica. Por meio dessa investigação, identificaram-se os objetivos dos estudos, a quantidade de trabalhos disponíveis nas bases de dados, o vínculo institucional dos autores, o ano de publicação ou defesa dos trabalhos desenvolvidos, bem como a metodologia utilizada pelos pesquisadores e a produção científica de cada estado. Especificamente na base de dados da Scielo Brasil, foi possível identificar, ainda, os autores e as revistas que publicaram os artigos. O trabalho revelou, entre outros aspectos, que as publicações sobre o BSC demonstram uma grande variedade de objetivos e que os pesquisadores tendem a utilizar filosofia do Balanced Scorecard não só em empresas com fins lucrativos, mas também na administração pública e em empresas do terceiro setor, bem como no ramo agropecuário. Os estudos sobre o BSC no Brasil iniciaram no ano de 2000. Dois autores por artigo é a combinação que mais se repete nas publicações na base SciELO Brasil. Quanto à localização geográfica os Estados que mais contribuíram, verificou-se participação do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

 

 

Biografia do Autor

  • Fabiano Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
    Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UnisinosMestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
  • Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
    Prof. Titular do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Brasil. Prof. Titular do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Downloads

Publicado

2013-05-04

Edição

Seção

Artigos Científicos