Turismo de negócios: a opinião de hóspedes sobre as ações de marketing de relacionamento da rede hoteleira de São José dos Campos (SP)

Autores

  • Juliana Fátima da Silva Cané FAAP
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté
  • Luis Fernando Zulietti Fundação Armando Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v6e120133-25

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Hotelaria, Diferenciação

Resumo

Este trabalho buscou analisar o Marketing de Relacionamento utilizado na rede hoteleira de São José dos Campos, voltada para o turismo de negócios. O Marketing de Relacionamento é o processo contínuo de identificação e criação de novos valores, com clientes individuais, o compartilhamento de seus benefícios durante uma vida toda de parceria e uma vertente do marketing adequada ao setor hoteleiro. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a opinião dos clientes em relação às práticas de Marketing de Relacionamento usadas pela rede hoteleira de São José dos Campos (SP). A metodologia utilizada neste estudo consistiu em uma pesquisa empírica de campo, na qual foram aplicados questionários a 90 clientes dos hotéis de São José dos Campos. Os resultados indicaram que o público, que é parcialmente composto por estrangeiros e, portanto, possui referências internacionais da rede hoteleira, identificou algumas das ações realizadas pela rede hoteleira. Fica evidente que as grandes redes hoteleiras que trabalham na cidade de São José dos Campos conduzem o seu negócio aplicando alguns elementos de Marketing de Relacionamento, o que faz com que, de maneira geral, o público atendido opine positivamente sobre os serviços prestados.

 

Biografia do Autor

  • Juliana Fátima da Silva Cané, FAAP
    Especialista em Gestão de Marketong - FAAP
  • Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

    Doutora em Comunicação e Semiótica - PUC SP

    Docente da Universidade de Taubaté

  • Luis Fernando Zulietti, Fundação Armando Álvares Penteado

    Doutor em Sociologia - PUC SP

    Docente da Fundação Armando Álvares Penteado

Downloads

Publicado

2013-05-04

Edição

Seção

Artigos Científicos