CADA ESCOLHA UMA RENÚNCIA: É POSSÍVEL COMPETIR E SER SUSTENTÁVEL?

Autores

  • Aline Eggres de Castro Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-7249-1414
  • Carolina Sampaio Marques Universidade Federal do Pampa
  • Tatiane Lopes Duarte Universidade Federal de Santa Maria
  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Schoproni Bichueti

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v12e2201925-57

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade Empresarial, Greenwashing, valor compartilhado, Análise de discurso.

Resumo

Esse estudo teve o objetivo de analisar três empresas que utilizam práticas de Responsabilidade Social Corporativa, a fim de verificar se elas aliam de forma apropriada a sustentabilidade e a competitividade, observando se as ações empresariais não seriam apenas práticas superficiais visando promover sua imagem institucional. As empresas analisadas foram: Lush Cosméticos, Kimberly Clark e Mercur. Os dados coletados foram interpretados pela técnica da análise de discurso. Os resultados indicaram que as empresas estão genuinamente preocupadas com questões de sustentabilidade, mas o principal impacto está envolvido com as matérias-primas utilizadas, pois são recursos que provêm da exploração de ecossistemas naturais.

Biografia do Autor

  • Aline Eggres de Castro, Universidade Federal de Santa Maria
    É bacharel em Administração e Comunicação Social - Relações Públicas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursa Doutorado em Administração pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão pública, responsabilidade socioambiental, identidade e imagem organizacional, marketing, gestão estratégica, internacionalização de empresas e comunicação organizacional. Foi professora temporária do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, ministrando disciplinas nas áreas de Administração Geral, Administração de Marketing e Gestão de Pessoas. Atualmente é servidora técnico administrativa de nível superior da Universidade Federal de Santa Maria, no cargo de Administradora, alocada no Setor de Editais e Contratos do Departamento de Material e Patrimônio.
  • Carolina Sampaio Marques, Universidade Federal do Pampa
    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (junho/2016), na linha de Estratégia nas Organizações e integra o grupo Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade (CNPq) e o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Sustentabilidade (NPeS). Cursa o Doutorado em Administração (UFSM) e tem como interesses de pesquisa o estudo das relações entre sustentabilidade, organizações e educação. Possui graduação em Administração pela UFSM (março/2007) e especialização em Gestão Pública (2012). É Administradora na Universidade Federal do Pampa desde 2010 e atualmente exerce a função de Coordenadora Administrativa do Campus.
  • Tatiane Lopes Duarte, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Tutora da Especialização em Gestão Pública UAB/UFSM.. Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal do Pampa (2015-2017). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM. Pesquisa nos temas que envolvem: Terceiro setor, gestão social, economia solidária, sustentabilidade, economia criativa, empreendedorismo social e gestão pública.
  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2003/04), graduação em Administração - hab. Comércio Exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2005), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Atua, principalmente, nos seguintes temas: marketing estratégico, produtividade de marketing e marketing metrics (brand equity e customer equity), marketing internacional e internet.
  • Roberto Schoproni Bichueti
    Roberto Bichueti é Professor Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, onde atua no Curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFSM). Possui, formação em nível de Graduação (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Desenvolve estudos com foco em Sustentabilidade, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ambientes de Inovação. É membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade (CNPq).

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Publicado

2020-04-23

Edição

Seção

Artigos Científicos