O marketing na literatura versus o marketing nas pequenas empresas: concepções de empresários de pequenas empresas de um município de Minas Gerais

Autores

  • Marco César Ribeiro Nascimento
  • Juliana Cristina Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e22012229-256

Palavras-chave:

Marketing. Pequenas empresas. Concepções.

Resumo

As pequenas empresas têm tido sua importância reconhecida nos cenários econômicos dos países. Estudos do Sebrae (2000) demonstram que tais empresas representam, no Brasil, 95% dos estabelecimentos do setor industrial, 98% do setor comercial e 99% do setor de serviços, e são responsáveis por cerca de 60% da oferta de empregos (ALVIM, 1998). Com o objetivo de identificar a concepção que empresários de pequenas empresas (que estão a mais de cinco anos no mercado) em um município de Minas Gerais possuem sobre o marketing, o artigo faz uma confrontação dessa concepção com os conceitos apresentados na literatura. Como referencial teórico, é apresentada uma breve revisão sobre o conceito de marketing como função, processo e filosofia; sobre pequenas empresas e sobre o marketing para pequenas empresas. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com empresários. Como resultados, pode-se depreender das análises que, mesmo não dominando conceitos e ferramentas de marketing, os empresários possuem orientação de mercado no que se refere à gestão de sua empresa. Os resultados confirmam que, ainda que o conceito de marketing seja desconhecido por muitos empresários, os mesmos o implementam sem ter consciência de que o estão fazendo, conseguindo se manterem no mercado por meio de ações informais que investem no relacionamento com o consumidor.

 

Biografia do Autor

  • Marco César Ribeiro Nascimento
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei - MG (UFSJ). Pesquisador na área de Marketing, Estratégia e Micro e Pequenas Empresas.
  • Juliana Cristina Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2012-09-28

Edição

Seção

Artigos Científicos