Uma estratégia para a gestão de pessoas em organizações de conhecimento: uma experiência da gestão de competências em um instituto de pesquisa e desenvolvimento

Autores

  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates
  • Ana Dorothéa da Rosa Nascimento
  • José Eduardo Azevedo Fiates

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v2e12009158-178

Palavras-chave:

Gestão, Competências, Capital humano

Resumo

Atualmente a crescente competitividade impõe às organizações a necessidade de repensar as estratégias organizacionais de modo a focar esforços em fatores que representem efetivamente uma oportunidade de diferenciação. Nesse sentido, as teorias e práticas contemporâneas têm apontado os indivíduos como sendo a dimensão que merece maior destaque, uma vez que o retorno esperado é sempre frutuoso. Isso é especialmente válido para aquelas empresas que tem o seu core business baseado no conhecimento, como por exemplo, os Institutos de Pesquisa e de Desenvolvimento de Soluções para a Indústria. Nesse tipo de organização, os processos diários são baseados na aquisição, criação, compartilhamento e utilização do conhecimento não apenas com eficiência, mas, sobretudo com iniciativa e criatividade. Nesse contexto, a Gestão das Competências torna-se uma ferramenta de gestão interessante para garantir que haja um cuidado com todo o caminho percorrido pelo homem em sua trajetória na empresa, desde sua seleção até sua alocação na organização, passando é claro por sua remuneração e reconhecimento. Esse artigo se propõe a apresentar um estudo de caso de um Instituto de Pesquisa, a Fundação CERTI de Santa Catarina, com o desenvolvimento e implementação de uma Gestão por Competências reconhecendo a sua importância para o sucesso da organização, bem como apontando as principais dificuldades encontradas, espera-se com isso contribuir com a gestão de pessoas em outras organizações de forma a minimizar seus desafios.

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Publicado

2009-08-25

Edição

Seção

Artigos Científicos