A DISTRIBUIÇÃO FÍSICA COMO RECURSO COMPETITIVO NUMA EMPRESA DE LATICÍNIOS

Autores

  • Bruno Layson Ferreira Leão UFERSA
  • Yákara Vasconcelos Pereira UFPB
  • Viviane Santos Salazar UFPE

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e2201856-87

Palavras-chave:

Distribuição física, RBV, VRIO, Recurso competitivo, Vantagem competitiva

Resumo

Este estudo objetivou analisar se a distribuição física da empresa de laticínios pode gerar vantagem competitiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa estudada e enviados questionários a clientes varejistas de Mossoró-RN. A análise evidenciou a capacidade da distribuição de agregar valor ao cliente mantendo a precisão, agilidade, e margem mínima de erros como valores centrais. Identificaram-se os seguintes recursos competitivos: flexibilidade no fluxo das atividades, localização, sistema de ERP, pessoal e reputação. Apenas a reputação é capaz de promover vantagem competitiva sustentável, enquanto que a localização proporciona vantagem competitiva temporária e os demais recursos garantem apenas paridade competitiva.

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos Científicos