Uma compreensão da formação e pós-formação de alianças estratégicas no setor de TI

Autores

  • Marcio de Oliveira Mota Unifor
  • Mario Henrique Ogasavara Unifor

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v4e1201142-64

Palavras-chave:

Joint Venture, Alianças Estratégicas, Fusão e Aquisição.

Resumo

O presente estudo analisa o processo dinâmico de uma empresa de TI no que cerne às estratégias empresariais de formação e pós-formação de alianças estratégicas. O objetivo do trabalho visa compreender os fatores que levam empresas de TI a realizarem alianças estratégicas nos âmbitos da formação e pós-formação, incluindo fusões e aquisições. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da técnica de entrevista em profundidade com executivos das empresas envolvidas no processo de formação de joint venture – JV, período de formação de aliança estratégica, e na aquisição de uma empresa pela outra, período de pós-formação. Foram também estudados os fatores decisórios ex-post-facto dos processos de aliança estratégica. A análise aponta que os danos no relacionamento entre as partes podem ocasionar durante o estágio da implementação, sobre como o comprometimento e os comportamentos oportunísticos influenciam a conduta do parceiro na JV, em especial na interdependência e no controle organizacional. Foram ainda identificados ganhos pessoais e nos negócios das controladoras no que se diz respeito ao âmbito da aprendizagem, incluindo adoção de métodos, acompanhamentos de projetos complexos e condução de negócios. Os resultados podem ser úteis aos empresários do setor, pesquisadores e interessados em aprofundar o tema em outros setores não contemplados neste artigo.

Biografia do Autor

  • Marcio de Oliveira Mota, Unifor
    Doutorando em Administração, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico), possui duas especializações (Marketing e Tecnologia da Informação) e Graduado em Administração. Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Possui artigos publicados em eventos e periódicos de alto desempenho (e.g. Enanpads, Academy of Consumer Research - ACR, Society of Consumer Psychology - SCP, Revista da Mackenzie, Journal of Business Ethics e Journal of Marketing for Higher Education. Área de pesquisa: Marketing de Serviços e de Relacionamento e Comportamento do Consumidor.
  • Mario Henrique Ogasavara, Unifor
    Pós-Doutorado pela National University of Singapore (Cingapura, 2008)
    Ph.D in Management pela University of Tsukuba (Japão, 2006)
    MBA pela University of Tsukuba (Japão, 2003)

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Publicado

2011-10-21

Edição

Seção

Artigos Científicos