EXPLORANDO O EMPREENDEDORISMO DO ENCLAVE BRASILEIRO NO SUL DA FLÓRIDA

Autores

  • Eduardo Cruz Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fernando Celso Petri Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v11e012018138-164

Palavras-chave:

Empreendedorismo Imigrante, Enclave Étnico, Imigração brasileira, Empreendedorismo.

Resumo

O empreendedorismo internacional de enclave étnico é estudado em diversas comunidades de imigrantes da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália, no entanto, há poucos estudos a respeito dos brasileiros que empreendem no exterior. Esse artigo visa suprir essa lacuna. Através da descrição das trajetórias pretende-se ampliar o entendimento do contexto de negócios voltados para o enclave étnico, bem como entender como se configuram os estoques de capital humano, social e econômico de empreendedores imigrantes e suas implicações sobre as trajetórias empreendedoras. São feitas considerações, ao final do artigo, baseadas na literatura das possíveis razões, vantagens e implicações de suas escolhas. 

Biografia do Autor

Eduardo Cruz, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos e Internacionalização de Negócios. Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o Curso de MBA Executivo em Gestão Empreendedora. Atua principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Administração – IAG PUC, Mestre – MSc em Gestão Empresarial pela FGV – EBAPE. Rio (2014), Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa – MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência – Universidade Cândido Mendes (2003 ? 2005) – Professor auxiliar. Ministrou as cadeiras de Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios. Fluente em inglês, espanhol e francês.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos Científicos