O associativismo no setor supermercadista: um estudo de caso da formação de uma rede de pequenos varejistas em Mossoró/RN

Autores

  • Gustavo Henrique Barreto de Sousa
  • Rodrigo José Guerra Leone

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e2201088-117

Palavras-chave:

Estratégia, Redes de negócios, Associativismo

Resumo

O presente trabalho buscou fomentar análises sobre as redes de negócios supermercadistas de micro e pequeno porte, em especial, a Associação Rede 10 de Supermercados, ao avaliar de forma crítica a sua formação e apontar os fatores que influenciam a sua sustentabilidade. Utilizou-se como base para definição do modelo teórico, as escolas de estratégias, visando identificar o que preceitua a formação da estratégia como um processo explícito de influência, com ênfase para o uso do poder e política para negociar estratégias viáveis ao atendimento de determinados fins específicos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas direcionadas aos gestores dos 12 supermercados integrantes da rede, para descrever características e analisar proposições. Os resultados obtidos podem contribuir para uma melhor compreensão do processo de formação das redes de negócios e permitem concluir que, para ser bem sucedida, a rede de negócios precisa ter uma proposta abrangente, mas ao mesmo tempo focar em objetivos claros e tratar da qualificação e capacitação profissional de seus membros.

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Publicado

2010-12-21

Edição

Seção

Artigos Científicos